Tratamentos

Fototerapia

O que é PUVA e NARROW BAND?

PUVA é um tratamento composto por psoraleno mais luz ultravioleta. Psoralenos e luz solar foram usados por egípcios por centenas de anos para o tratamento de vitiligo, psoríase e outras doenças. Nos últimos anos uma nova modalidade de fototerapia foi desenvolvida através do uso de lâmpadas que emitem uma estreita faixa de luz (menos eritremogênica e mais eficaz na redução das lesões). Nascia aí a fototerapia do tipo Narrow Band.

A Cabine de PUVA e NARROW BAND:

As cabines têm várias lâmpadas fluorescentes, produzindo luz UVA e Narrow Band. Durante o tratamento deve-se usar óculos para proteção dos olhos.

Tempo de Tratamento:

A duração do tratamento depende do tipo de pele e de como a pessoa reagirá à luz. Peles claras, que queimam facilmente, terão tempo de tratamento mais curto do que as pessoas com pele escura. A duração das sessões poderá ser aumentada gradualmente até 20 minutos, se a pele tolerar o tratamento e não queimar. Em caso de queimadura ou ardência, o tempo poderá ser reduzido.

Frequência:

O tratamento é realizado 2 ou 3 vezes por semana. Obtido o controle da doença as exposições poderão se tornar menos frequente e até mesmo ocorrer a interrupção do tratamento conforme avaliação de seu médico.

Principais indicações para Puvaterapia:

Vitiligo: doença comum da pele, na qual as células produtoras de pigmento (melanócitos) desaparecem por causa desconhecida, deixando manchas brancas na pele. Distúrbios na tireóide e/ou fatores emocionais podem desencadear a doença. O PUVA pode produzir em muitos pacientes a repigmentação total ou parcial.

Psoríase: doença comum da pele que atinge 2% da população. É caracterizada por placas vermelhas, cobertas por escamas prateadas. As partes do corpo mais acometidas são: joelhos, cotovelos, mãos, pés e couro cabeludo. É importante frisar que a psoríase NÃO É CONTAGIOSA. Ainda não se conhece a causa da doença, a maioria dos pacientes tem história familiar. Infecções de garganta, estresse emocional ou uso de medicamentos podem desencadear ou agravar a doença.

Micose Fungóide: doença que se assemelha a um tipo de câncer de pele, se não tratada pode atingir órgãos internos. Usualmente inicia-se como uma erupção vermelha, descamativa e acompanhada de intensa coceira. O tratamento com PUVA pode ser usado com sucesso, interrompendo a doença na fase inicial ou para alívio dos sintomas.
Líquen Plano, Dermatite Atópica, Esclerodermia, Pruridermias e outras doenças da pele também podem ser tratadas com a Puvaterapia.

Sitevip Internet